Disciplina do Núcleo Básico Carga horária: 60h Pré-requisitos: CMA212 - Ãlgebra Linear
Esta disciplina é ofertada de modo integralmente remoto com atividades sÃncronas e assÃncronas, estabelecidas conforma Resolução 22/2021 – CEPE. O plano da disciplina foi aprovado em Colegiado na reunião em 20/05/2021.
Confira a Ficha 2 com o plano da disciplina.
As aulas e postagens de conteúdo, atividades e avaliações serão realizadas exclusivamente na plataforma TEAMS.
1. Serão realizados 5 exames: P1,P2,P3,P4 e P5 em um processo de avaliação continuada por unidade do conteúdo programático.
2. Os pesos da nota de cada prova P que irão compor a Nota Final (NF) serão dados em função da ordenação das notas de menor para maior sendo que o peso da maior nota será o dobro do peso da menor nota. Desta forma a Nota Final será calculada como:
NF = 1/4* (maior nota) + 5/24*(2a maior nota) + 5/24*(3a maior nota) + 5/24*(4a maior nota) + 1/8*(menor nota)
Orientações sobre as avaliações:
# Os exames serão disponibilizados na plataforma TEAMS as 7h15 do dia do exame.
# Os exames são individuais e sem consulta, deverão ser resolvidos, digitalizados por meio de scanner ou registro fotográfico de smartphones devidamente convertidos em arquivos *.pdf (não serão aceitos arquivos em outro formato). Cumulativamente ao documento *.pdf de resolução do exame o discente deverá submeter uma fotografia de si segurando as páginas de resolução da prova (iguais aos arquivos submetidos) de modo que se possa atribuir a ele a autoria das páginas do arquivo *.pdf de resolução do exame.
# Os arquivos deverão ser enviados ao professor por meio da plataforma TEAMS.
# O discente deverá também assinar um termo de compromisso com a ética acadêmica baseado nos princÃpios dispostos em https://ambiental.ufpr.br/graduacao/ppc/etica/ no qual irá declarar que realizou as avaliações sem consulta à materiais ou terceiros bem como não ofereceu ajuda de qualquer natureza a outro discente matriculado nesta turma.
# O discente será responsável pela submissão dos arquivos no prazo definido em cada exame bem como pela organização da solução do exame, estrutura de resolução compreensÃvel e legÃvel, e qualidade e resolução da digitalização de modo a garantir condições de avaliação pelo docente responsável da disciplina. Documentos considerados ilegÃveis, corrompidos ou adulterados não serão avaliados pelo docente responsável e receberam grau zero. Os documentos enviados deverão apresentar todos os metadados de geração. Arquivos com alterações ou ausência dos metadados não serão considerados para análise e receberão grau zero.
# No caso de instabilidade da rede de dados, o discente que não puder submeter os de arquivos exigidos dentro do prazo estabelecido deverá entrar em contato por telefone com o docente responsável imediatamente e relatar a natureza do problema. Será considerado submissão posterior em até no máximo 2 horas após o prazo estabelecido de modo que o discente deverá providenciar um mecanismo alternativo de submissão. Será considerada a data e hora de geração dos arquivos constantes nos metadados como critério de verificação da conclusão da atividade no prazo estabelecido.
Confira aqui o edital de seleção.
Confira aqui o resultado da seleção.
Monitor:
Atendimento:Â Seg/Qua/Sex 13:30-14:30 e Qui 11:00-12:00 pelo Canal Monitoria na plataforma TEAMS
Programa: auxÃlio ao planejamento de estudos, auxÃlio na resolução de exercÃcios e problemas
Confira AQUIÂ as notas de todas as provas.
Confira AQUI as notas de todas as provas, o percentual de faltas na disciplina (lembrando que faltas superiores a 25% da carga horária implica em reprovação por falta) e o cálculo da nota final (segundo o critério de pesos), juntamente com o status de aprovação/reprovação/exame final.
Confira AQUI as notas do exame final e status de aprovação/reprovação.
Recomendo que você faça o maior número de exercÃcios de qualquer uma das bibliografias da disciplina. A seguir apresento alguns exercÃcios sugeridos. Destaco que fazer apenas estes exercÃcios não é a melhor maneira de estudar e se preparar para a prova e não exime você de procurar estudar mais. Os exercÃcios sugeridos servem para nortear seus estudos. ExercÃcios sugeridos do Meriam 6a ed.
Cap. 2 – Forças 2D 1,2,3,5,9,17 – Momento 29,31,33,37,45,47,51 – Binário 57,67,71  – Resultantes 77,79,85,87,89,91 – Forças 3D 99,101,105,107 – Momento e Binário 117,121,125,133,134,141 – Resultantes 143,151,155
Cap. 3 – EquilÃbrio 2D 1,3,5,9,11,13,21,25,29,41,49,53 – EquilÃbrio 3D 61,63,67,79,85,89
Cap. 4 – Método dos nós 1,3,5,7,11,15,17,19,21 – Método das seções 29,31,33,35,37,39,45,53 – Máquinas/Suportes 67,69,71,73,81,83,87,91,93,95,101,109,119
Cap. 5 – Centros de Massa e Centróides 1,3,5,7,9,11,13,17,19,21,25,29,33,37 – Corpos Compostos 45,47,49,51,53,57,61,65,69 – Teorema de Pappus 73,75,77,79,93
Cap. 5 – Cargas distribuÃdas 95,97,99,103,109 – Efeitos Internos 117,119,123,125,127,129,135,137 – Cabos 145,147,151,153,155,159,161,163,165
Cap. 6 – Atrito seco 1,3,5,7,13,41,45,47 – Parafusos 59,61,63,65 – Mancais 71,73,75,77,81 – Correias flexÃveis 93,95,97,99,101,103,113 – Cunhas 54-55, 58-59,61,63,119
Cap. 7 – Trabalho 1,7,11,13,19,21,25,31 – Energia Potencial e Estabilidade 37,43,45,47,49,55
1. Estática, J. L. Meriam. Livros Técnicos e CientÃficos, 7a edição, Rio de Janeiro. http://aghababaie.usc.ac.ir/files/1506464236211.pdf
2. Krenk, S., & Høgsberg, J. (2013). Statics and mechanics of structures. Springer Science & Business Media. http://doi.org/10.1007/978-94-007-6113-1
3. Rajapakse, N., Gross, D., Hauger, W., Schröder, J., & Wall, W. A. (2009). Engineering Mechanics 1: Statics. Springer Berlin Heidelberg. http://doi.org/10.1007/978-3-642-30319-7
4. Hibbeler, R. C. (2005). Estática: mecânica para engenharia. Pearson Education do Brasil.
5. Plesha, M. E., Gray, G. L., Costanzo, F. (2010). Engineering Mechanics: Statics. McGraw-Hill Higher Education.
6. Sheppard, S., Tongue, B. T. Statics: analysis and design of systems in equilibrium, 2005. Danvers MA: John Wiley.
7. Shames, I. H. E. (2002). Mecânica para engenharia, Vol 1, 4 Edição. Prentice Hall.
Cursos online de apoio:
https://oli.cmu.edu/jcourse/lms/students/syllabus.do?section=048133f60a0001dc0f857685b1750ec5