Tutoria


O que é tutoria

Entende-se a tutoria (orientação acadêmica) como fundamental para o processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a sua contribuição para a melhoria do fluxo acadêmico, permitindo o acompanhamento dos alunos desde o seu ingresso na instituição até a integralização do currículo de seu curso.
Entenda-se que professores tutores auxiliam os alunos em diversas questões ao longo do curso, por exemplo:

  • – Varias solicitações que podem ser necessários ao percorrer dos estudos (por exemplo a quebra de pré-requisito ou ultrapassar limite de carga horária ou provas de aproveitamento) exigem um parecer do professor tutor, que deveria assim discutir com o aluno o motivo da solicitação e potenciais benefícios e melhorar o plano de estudo para integralização do curso, analisando diferentes cenários de matriculas em disciplinas;
  • – Em casos de alunos não periodizados: desenvolver planos de estudo e discutir matriculas para melhor recuperação;
  • – A escolha de disciplinas eletivas ou de optativas (que podem ser inclusive de cursos de pós-graduação);
  • – A escolha do melhor momento/tema/empresa para estágio (obrigatório ou não);
  • – A escolha do melhor momento/tema para iniciação cientifica (IC);
  • – A escolha do tema/orientador para trabalho de conclusão de curso (TCC);
  • – Oportunidades e funcionamento de intercambio;
  • – Problemas com disciplinas, provas, colegas, professores;
  • – Problemas gerais (financiamento, saúde);
  • – Problema com reprovações/jubilamento.

O processo da tutoria assim são geralmente conversas semestrais (presenciais, por email ou videoconferência) onde são discutidos os problemas e opções e preferencialmente decididos em comum acordo os encaminhamentos e próximos passos. 


Lista de Tutores e Alunos e procedimentos gerais

As listas de tutores (lista de tutores (até 2021) (pdf) e a lista de tutores 2022) são encaminhadas por email a cada semestre e disponibilizadas aqui na página continuamente. Alunos podem optar de substituir o tutor da lista supracitada com o Orientador de IC (Iniciação Científica) ou de TCC (trabalho de conclusão de curso). Isto não precisa ser formalizado, mas informado ao tutor na hora da reunião. Também é possível solicitar ao colegiado do curso a substituição seguindo o procedimento indicado no regulamento de tutoria.

IMPORTANTE (alunos indicados em amarelo)
Alunos indicados em amarelo deveriam obrigatoriamente contatar o tutor para discussão da situação (calouro: primeiro contato; outros: indicadores baixos ou outros  problemas). Este contato e a reunião com o tutor e o retorno (protocolo da conversa) deve acontecer a cada semestre que foram indicados em amarelo e deve ser encaminhado até o ultimo dia letivo de cada semestre. No contato inicial já enviem o histórico atual junto e uma breve descrição da situação e soluções propostas ao tutor. O resultado da discussão (i.e. encaminhamentos) deveria ser protocolado. Para tal, basta que o  aluno protocola os resultados/assuntos da reunião em um e-mail com nome do aluno, GRR, data da reunião, enviado ao professor tutor, que acrescenta o parecer (“de acordo” ou incluindo sugestões adicionais) e encaminha o e-mail a coordenação (cceamb@ufpr.br), copiando também o aluno. Se o professor tutor não respondeu o contato, é obrigatório o aluno informar a coordenação nos mesmos prazos, copiando o email do contato. Se o contato não foi feito no prazo, será registrado falta na tutoria que poderá ter implicações em caso de solicitações diversas.


Regulamento de orientação acadêmica:

Regulamento Tutoria CCEA 2016

Regulamento Tutoria CCEA 2023


NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – NAPNE

O NAPNE oferece alternativas de inclusão às pessoas com deficiência físico-motora, cegos ou com visão subnormal, surdos ou com resíduos auditivos, dificuldades de aprendizado, condutas típicas, síndromes e altas habilidades/superdotação e destinam-se a alunos, professores e servidores da UFPR. Seu público-alvo é formado pela comunidade universitária que possua Necessidades Educacionais Especiais (pessoas cegas, com resíduos visuais e ou auditivos, surdos, deficiência física, múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação).

Página: http://www.prograd.ufpr.br/cepigrad/napne/

E-mail para contato: napne@ufpr.br

Fones: (41) 3310-2659/(41) 3310-2698

Endereço: Praça Santos Andrade, nº 50 – Centro – Curitiba, PR

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